terça-feira, 21 de maio de 2013

Em 28 de maio de 1973 nasce, para contribuir com o exercício da pesquisa e o patrimônio cultural de Quixadá, a Biblioteca Pública Municial Pade Francsico Clineu Ferreira, por força da lei de criação nº 712. No entanto, segundo relatos de antigos funcionários, tal instituição antes denominada, Biblioteca Pública Municipal João XXIII já prestava serviços à sociedade quixadaense desde o ano 1967 e por não ter sede própria, esteve, por alguns tempos, locada em diferentes prédios na cidade.
Somente em 5 de agosto de 1981, na gestão municipal de Renato de Araújo Carneiro, a Biblioteca passa a contar com sede própria e adota o atual nome em homenagem a um filho ilustre de Quixadá, Padre Francisco Clineu Ferreira, sacerdote apaixonado por livros e co-fundador do Ginásio Vlademar Alcântara. Em gestões anteriores a Biblioteca Pública era subordinada à secretaria de cultura, hoje, ela está vinculada à Secretaria de educação do Município .
O acervo, anteriormente contava com aproximadamente 8.500 livros. Hoje, em números duplicados, conta com aproximadamente 17.168, atualmente em processo de automação de seu catálogo, adquiridos via compra, doações e permuta.
A Biblioteca Pública municipal Padre Francisnco CLineu Ferreira já elaborou e executou vários projetos, entre eles merece destaque: Biblioteca Via à praça, Concursos Literários, Leitura fora da escola; Cinema na Biblioteca; o Dia do autor na Biblioteca e Hora do Conto.
Em 2003 a Biblioteca passou por um amplo processo de reformas desde a sua estrutura física, quantidade de acervo e qualidade no atendimento. Esse ultimo tornou-se eficiente e funcional com o investimento em capacitações com profissionais bibliotecários. Em 2006, assumiu um projeto ambicioso, gerenciar a recém inaugurada Gibiteca de Quixadá.  Em 2007, a Biblioteca Pública visando contribuir com a inclusão digital da comunidade quixadaense, cedeu espaço ara implantação do Telecentro Comunitário de Quixadá que oferecia cursos básicos de informática e acesso a Internet para pesquisas.
Estatisticamente, essa instituição em 2012 realizou: 104 empréstimos de livros não literários; 534 empréstimos de livros literários; 165 empréstimos de livros infantis e 101 consultas a revistas e jornais e 20.783 consultas realizas internamente.
A Biblioteca está estruturada da seguinte forma:
·           guarda volumes;
        empréstimo/devolução
        área de estudo em grupo;
       acervo geral;
        referência;
        sala de estudo;
        setor Ceará/Quixadá;
        braile;
        setor infantil;
        telecentro.
Funcionando diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, a Biblioteca atende um público que varia entre alunos de escolas públicas e particulares dos mais variados níveis, universitários, pessoas com deficiência, adultos e crianças de todas as faixas etárias, ou seja, a comunidade em geral, onde os mesmos dispõem dos serviços disponibilizados pela Biblioteca que são: empréstimo de livros, reserva, consulta e pesquisa, cursos, oficinas e palestras.
Desde 2012 a Biblioteca passou a ter em funcionamento o seu próprio Telecentro, que está à disposição da comunidade para pesquisas e lazer e acompanhando a evolução tecnológica, desde 2013 oferece acesso a rede wife dentro da Biblioteca.
Fazendo 40 anos de funcionamento convida a todos para participar da nossa festa.




Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog gostei da história da biblioteca e vamos trabalhar para que possamos disponibilizar na internet um link para para pesquisa no acervo desta biblioteca através do Biblivre.

    ResponderExcluir